Recurso

Três tipos de site que geram receita de qualidade com o Google AdSense

Resource image
Práticas recomendadas

Quer saber como gerar receita com seu site? Estes três tipos de site sempre apresentam um desempenho satisfatório com o Google AdSense.

Quer saber como gerar receita com seu site no Google AdSense? Como primeira dica, podemos mencionar os tipos de site que dão mais dinheiro. Ele precisa ter bastante conteúdo focado em um determinado tópico, com um volume alto de tráfego. Para sermos mais específicos, confira três tipos de site que você deveria criar para lucrar com o AdSense.

Seja qual for o tipo escolhido, lembre-se de obedecer às políticas do Google AdSense. Leia sobre os tipos específicos de conteúdo que não são permitidos.

1. Um blog

Ao contrário dos sites, cujas páginas raramente são atualizadas, os blogs sempre têm conteúdo novo. Você também será responsável por esse conteúdo, de acordo com as políticas do Google AdSense. A frequência de postagem dos blogs varia, podendo ser de horas a meses. Isso depende de vários fatores, incluindo o número de colaboradores e o tempo que os proprietários e editores têm para revisar e publicar conteúdo.

Blogs conhecidos, como o Daily Dot, usam o Google AdSense para lucrar com os visitantes, que geram de 5 a 10 milhões de impressões por mês, de acordo com o Planejador da Rede de Display. Eles colocam banners do AdSense em várias partes do site, incluindo no cabeçalho, no rodapé da postagem no blog e entre as listagens das principais publicações de cada categoria.

Resource embedded image

2. Um fórum

Se você não quiser criar seu próprio conteúdo ou gerenciar os colaboradores, um fórum é a melhor opção para gerar receita com o Google AdSense. Os fóruns são lugares para conversar sobre tópicos específicos. O catforum.com, por exemplo, é dedicado a pessoas que amam gatos e usa o AdSense para ganhar dinheiro.

É um fórum bastante ativo, com mais de um milhão de postagens e mais de 49 mil membros. Os usuários não pagantes do site verão anúncios do Google AdSense quando fizerem login e em determinadas ocasiões durante a visita.

Tratando-se de fóruns, você terá que criar o conteúdo primeiro, mas em vez de postagens longas (como em blogs), será preciso criar discussões e encontrar pessoas para conversar sobre os tópicos em questão. Com o tempo, mais pessoas vão se interessar pelo assunto, e os visitantes começarão a clicar nos anúncios relacionados. Lembre-se de ler as políticas especiais do Google AdSense com relação a conteúdo gerado pelo usuário.

3. Uma ferramenta on-line gratuita

Para desenvolvedores, ou pessoas com orçamento disponível para contratar esses profissionais, outra maneira de gerar receita com o Google AdSense é usar uma ferramenta on-line gratuita. Essas ferramentas têm alto potencial de crescimento, especialmente se você encontrar o público-alvo certo e incentivar os usuários a compartilhar com outras pessoas.

Vamos usar o GIFmaker.me como exemplo. Esse site tem uma ferramenta on-line gratuita para criar GIFs, uma das maiores tendências nas redes sociais. Enquanto cria um GIF, o usuário visualiza diversos anúncios do Google AdSense na parte superior e nas barras laterais.

Resource embedded image

Caso sua ferramenta on-line gratuita seja exibida na primeira posição da palavra-chave de segmentação, você poderá investir no desenvolvimento de uma ferramenta melhor para ganhar dinheiro com o Google AdSense.

Independentemente do tipo de site que você usa no Google AdSense, é preciso considerar três chaves para gerar receita. Primeiramente, o tópico do seu blog, fórum ou ferramenta on-line gratuita precisa interessar as pessoas e, portanto, ser algo que atraia pesquisas.

Você pode utilizar o Planejador de palavras-chave do Google Ads para conferir se um determinado tópico é popular entre os usuários que fazem buscas na Pesquisa Google. Por exemplo, o gif maker recebe 110 mil pesquisas mensais, o que contribui para o total de 1 milhão de visitas por mês, segundo a SimilarWeb. Lembre-se de usar a palavra-chave em questão nos lugares apropriados do seu site, conforme as Diretrizes para webmasters do Google, que ficam na seção "Ajude o Google a entender suas páginas".

Em segundo lugar, é necessário criar conteúdo útil. Sabemos que sua meta é receber cliques nos anúncios para gerar receita, mas se você não criar postagens do blog informativas, moderar conversas envolventes ou oferecer uma ferramenta valiosa, as pessoas não acessarão o site, e você acabará perdendo os usuários que clicam nos anúncios.

Por último, promova seu blog, fórum ou ferramenta para atrair o público-alvo desejado. Ao divulgar o site, você consegue compartilhamentos nas redes sociais e backlinks valiosos. Esse último item ajuda seu site a ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Lembre-se de consultar as Diretrizes para webmasters do Google, na seção "Ajude o Google a encontrar suas páginas", para saber como melhorar da maneira certa a classificação do site nesses mecanismos.